SEJAS BEM VINDO

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domingo, 28 de outubro de 2012

FIGURAS SEMELHANTES WORD SEM FIGURAS


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE CEILÂNDIA
CENTRO EDUCACIONAL 11 DE CEILÂNDIA
TRABALHO DE MATEMATICA EM DUPLA
 IV BIMESTRE
PROFESSORA: / Marinei
 
 

 Data da Entrega: 14/11/ 2012  SÉRIE/TURMA:.........NOTA:  

ALUNO (A): .......................................................................Nº..............

Usar caneta tinta cor azul ou preta. Respostas sucintas (usar suas palavras)

 

1 – Dois triângulos equiláteros são semelhantes? Por quê?

 

2 – Dois triângulos isósceles quaisquer são semelhantes? Por quê?

 

3 – O que é semelhança de figuras geométricas? Ex.:

 

4 – O que é polígonos semelhantes? Ex.:

 

5 – Propriedades dos paralelogramos. Ex.:

 

6 – Propriedades dos triângulos. Ex.:

 

7 – Teorema fundamental da semelhança de triângulos. Ex.:

 

8 – Explique e exemplifique: Homotetia.

 

9 - A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No momento, a seu lado, a sombra projectada de um poste mede 2 m. Se, mais tarde, a sombra do poste diminui 50 cm, a sombra da pessoa passou a medir:

 

 

 

 

 

a)              Vamos ilustrar a situação do enunciado antes das sombras diminuirem:


b)              No segundo momento, a ilustração é:


Tenta agora resolver o problema!

10 - Na figura os triângulos OAB e OCD são semelhantes. ; e .


a)    Calcula a razão de semelhança que transforma o triângulo OCD no triângulo OAB.

 

b)    Calcula .

 

c)    Sabendo que a área do triângulo OCD é 0,25 cm2, determina a área do triângulo OAB.

FIGURAS SEMELHANTES JPEG



SEGMENTOS PROPORCIONAIS WORD SEM FIGURAS


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE CEILÂNDIA
CENTRO EDUCACIONAL 11 DE CEILÂNDIA
TRABALHO DE MATEMATICA EM DUPLA
 IV BIMESTRE
PROFESSORA: / Marinei
 
 

 Data da Entrega: 09/11/ 2012  SÉRIE/TURMA:.........NOTA:  

ALUNO (A): .......................................................................Nº..............

Usar caneta tinta cor azul ou preta. Respostas sucintas (usar suas palavras)

 

1 – Defina e exemplifique:

a)    Razão

 

b)    Proporção

 

c)    Segmento Proporcional

 

d)    Escala

 

e)    Feixe de Paralelas

 

f)     Teorema de Tales

 

2 – Responda:

a)    Quando quatro segmentos são proporcionais? Ex.:

b)    Propriedade de um feixe de retas paralelas: demonstre.

c)    Teorema de Tales nos Triângulos: demonstre.

d)    Teorema da bissetriz interna de um triângulo: demonstre.

 

3 - Os quadriláteros ABCD e EFGH a seguir são semelhantes. Nessas condições determine:

a)    razão de semelhança de ABCD e EFGH

 

 

 

b)    as medidas x, y, z

 

 

 

4. A figura a seguir mostra um segmento AD dividido em três partes: AB = 2cm, BC = 3cm e CD = 5cm. O segmento AD' mede 13cm e as retas BB' e CC' são paralelas a DD'. Determine os comprimentos dos segmentos AB', B'C' e C'D'.

 


 

5. Na figura a seguir, as medidas são dadas em cm. Sabendo que m//n//t, determine o valor de x.

 

SLIDE COM FIGURAS SEGMENTOS PROPORCIONAIS



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Semana da Consciencia Negra 2012


Influencia Africana na culinaria do Brasil

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Comida afro-brasileira

 

Trabalho 8ª C

Data 20 e 21 de 2012

 

 

sábado, 6 de outubro de 2012

RECUPERAÇÃO PROCESSUAL PARA 08/10/12


 
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE CEILÂNDIA
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 11
RECUPERAÇÃO PROCESSUAL DE MATEMÁTICA
Prof.: Marinei de Oliveira
 

 

Aluno (a): .................................................................Nº. ....... Turma: .... 05/10/12

 

- Não é permitido o uso de calculadoras.

- Não é permitido consultas a notas ou livros.

- Usar caneta tinta cor azul ou preta.

- Faça o rascunho a lápis.                                                 

 

1 – Seja f: R → R dada por f(x) = x² - 4x – 3 Determine:

a)     Os zeros da função;

 

b)    O gráfico de uma função intercepta o eixo y quando x = 0;

 

 

c)    Esboce o gráfico de f;

( x, y )

( -2,   )

( -1,   )

(  0,   )

(  1,   )

(  2,   )

 

d)    A concavidade da parábola é voltada para cima ou para baixo?

 

e)    Quais as coordenadas do vértice da parábola?

 

f)     Esboce o gráfico de f, indicando o eixo de simetria.

 

 

 

2 – Seja f: R → R dada por f(x) = x² - 9 Determine:

a)    Os zeros da função;

 

b)    O gráfico de uma função intercepta o eixo y quando x = 0;

 

 

c)    Esboce o gráfico de f;

( x, y )

( -2,   )

( -1,   )

(  0,   )

(  1,   )

(  2,   )

 

d)    A concavidade da parábola é voltada para cima ou para baixo?

 

e)    Quais as coordenadas do vértice da parábola?

 

f)     Esboce o gráfico de f, indicando o eixo de simetria.

 

 

3 – Seja f: R → R dada por f(x) = 4x² + 2x – 3  Determine:

a)     Os zeros da função;

 

b)    O gráfico de uma função intercepta o eixo y quando x = 0;

 

 

c)    Esboce o gráfico de f;

( x, y )

( -2,   )

( -1,   )

(  0,   )

(  1,   )

(  2,   )

 

d)    A concavidade da parábola é voltada para cima ou para baixo?

e)    Quais as coordenadas do vértice da parábola?

 

f)     Esboce o gráfico de f, indicando o eixo de simetria.

 

 

4 – Seja f: R → R dada por f(x) = 6x² Determine:

a)    Os zeros da função;

 

b)    O gráfico de uma função intercepta o eixo y quando x = 0;

 

c)    Esboce o gráfico de f;

( x, y )

( -2,   )

( -1,   )

(  0,   )

(  1,   )

(  2,   )

 

d)    A concavidade da parábola é voltada para cima ou para baixo?

 

e)     Quais as coordenadas do vértice da parábola?

 

f)     Esboce o gráfico de f, indicando o eixo de simetria.

 

 

 

 

5 – Seja f: R → R dada por f(x) = - 2x² + 5x + 1  Determine:

a)     Os zeros da função;

 

b)    O gráfico de uma função intercepta o eixo y quando x = 0;

 

 

c)    Esboce o gráfico de f;

( x, y )

( -2,   )

( -1,   )

(  0,   )

(  1,   )

(  2,   )

 

d)    A concavidade da parábola é voltada para cima ou para baixo?

 

e)    Quais as coordenadas do vértice da parábola?

 

f)     Esboce o gráfico de f, indicando o eixo de simetria.

 

 

6 – Seja f: R → R dada por f(x) = - 4x² + 2x Determine:

a)     Os zeros da função;

 

b)    O gráfico de uma função intercepta o eixo y quando x = 0;

 

 

c)    Esboce o gráfico de f;

( x, y )

( -2,   )

( -1,   )

(  0,   )

(  1,   )

(  2,   )

 

d)    A concavidade da parábola é voltada para cima ou para baixo?

 

e)     Quais as coordenadas do vértice da parábola?

 

f)     Esboce o gráfico de f, indicando o eixo de simetria.

 

7 - Dada a função f(x) = x² - 5x + 6, calcule:

a)      f(1) =

 

b)      f(-1) =

 

c)      f(2) =