SEJAS BEM VINDO

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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TRABALHO E MATERIAL EM SALA DE AULA

USO DIÁRIO

LIVRO DE MATEMÁTICA
CADERNO DE MATEMÁTICA
LAPIS, BORRACHA E RÉGUA.

TRABALHO INDIVIDUAL NO CADERNO
CADA ALUNO DEVERÁ FAZER SEU PRÓPRIO RESUMO
NAO SERÁ ACEITO CÓPIA DE TRABALHOS DO COLEGA
RESUMO PARA 03/10/2011
FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU

PAG. DO LIVRO 172 A 195

A Conquista da Matemática - 8ª Série 9º Ano - Edição Renovada
GIOVANNI JR., JOSÉ RUY; GIOVANNI, JOSE RUY - Editora FTD

NORMAS MATEMTICA CEF 15


Alguns regulamentos de uma turma do CEF 15 TAG..
Horário / 8ª
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
13:15 / 14 : 00
F
B
E
C
F
14 : 00 / 14 : 45
C
B
A
C
F
14 : 55 / 15 : 40
C
D
A
F
B
15 : 40 / 16 : 25
E
E
D
F
B
16 : 45 / 17 : 30
E
E
D
A
D
17 : 30 / 18 : 15
A
C
B
A
D








Só deve falar uma pessoa de cada vez. Quando se pretende falar, levanta-se a mão e espera-se pela autorização do professor.
É o professor que orienta os trabalhos e permite a participação de todos os alunos.
Trazer de casa todos os materiais necessários.
Não perturbar os colegas com observações desnecessárias ou inadequadas.
Respeitar os horários das aulas, apenas faltando por motivos de força maior.
Não se levantar do lugar sem pedir autorização para a ação.
Pedir autorização para sair da sala e apenas em casos de extrema necessidade.
Não pregar aos colegas aquelas partidas que não gostaríamos que fizessem a nós.
Não distrair os colegas nem os provocar.
Informar o professor no início da aula sempre que não se traga material ou não se tenha feito a tarefa de casa.
Ajudar os colegas com maiores necessidades.
Registo de Ocorrência Significativa (participação disciplinar)
Data : ____ / ____ / 2011 Assunto:
Professor(a) de _____________ Para o Dir. da turma ___ / __ ano
Participo que o aluno/a __________________________________________________________ Nº __,
assinou advertência no dia ____ / ____ / 2011 pelas seguintes razões:
Porque impedia que os colegas estivessem com atenção.
Porque interrompia a aula com frases nada a propósito.
Porque se recusou a trabalhar.
Porque foi incorreto.
Por outros motivos: ________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Inferências: ______________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
(  ) Considero que o problema foi resolvido.
(  ) Considero que o Dir. de turma deveria conversar com o aluno.
(  ) Considero que deveria ser convocado conselho disciplinar.
(  )Considero que ____________________________________

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

IV BIMESTRE CONTEÚDO

 1ª AVALIAÇÃO   10 / 2011
Semelhança (principalmente nos triângulos - resolução de problemas)
Teorema de Tales

2ª AVALIÇÃO 11 /02011
Relações trigonométricas no triângulo retângulo
Relações métricas todas se possível (ou pelo menos Teorema de Pitágoras)
Noções de Probabilidade
Explore exercícios que caiam em matérias anteriores como perímetros,áreas,volumes e equações de 2º grau.

IV BIMESTRAL

TODO CONTEÚDO

AH... SE VOCÊ GIRASSE 360º...

Em um relógio analógico comum existem três ponteiros: o ponteiro das horas, o dos minutos e o dos segundos. A ponta de cada um desses ponteiros descreve um movimento circular uniforme. Se a ponta do ponteiro dos segundos possui uma velocidade igual a 6 cm/s, qual é o valor que mais bem representa o diâmetro da trjetória circular pela ponta deste ponteiro?

Diâmetro: D
Raio: r
D = 2.r

O ponteiro dos segundos demora 1 minuto (60 segundos) para descrever sua trajetória circular (para girar 360º). Como ele gira 6 cm em 1s, concluímos que, em 60 s, ele percorre:

1 s ---> 6 cm
60 s ---> 60 . 6 cm = 360 cm

Logo, o comprimento da circunferência (distância que a ponta do ponteiro percorre em 60 s) é igual 360 cm. Assim:

2.π.r = 360
r = 360/2π cm

D = 2.r
D = 2 . (360/2π) corta "2" com "2", fica:

D = 360/π cm
ou
D = 114,65 cm (aproximadamente)

Abraço!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MODELO DA ATIVIDADE PAG 166 QUESTÃO 1


EXEMPLO
1 – Analisar a função: y = 2x – 4
a) É função de 1ºgrau: y = ax + b (lei de associação) 
b) coeficientes:  
c) variáveis: 
d) Gráfico: reta inclinada para a direita (a > 0)
e) Classificação: crescente (a > 0)
f) Esboço do gráfico: 

 Raiz da função:       y = ax + b
y = 0
ax + b = 0
ax = – b
x = – b / a
f(x) = 0
y = 2x – 4
0 = 2x – 4
Ou
2x – 4 = 0
2x = 4
X = 4 / 2
X = 1 
     b) x = 0 (y = b = - 4) 
y = 2x – 4  
 y = 2 * 0 – 4  
 y = - 4
g) construção do gráfico.
X
f(x) = y = 2x – 4
( x.y)
- 2
f(x) = y = 2( - 2)  – 4
- 2, - 8
- 1
f(x) = y = 2( - 1)  – 4
- 1, - 6
0
f(x) = y = 2 * 0 – 4
0, - 4
1
f(x) = y = 2 * 1  – 4
1, - 2
2
f(x) = y = 2 * 2  – 4
2, 0